Thiago Ghiggino (@thiago_ghiggino) [similar]

Sports and Musculoskeletal Physiotherapist, chiropractor. Member of the Brazil National Sports Physiotherapy Society (SONAFE).

Thiago Ghiggino (@thiago_ghiggino)

Curso de RPG / RBFF de Março 2018 - DIA DE SEMANA

Data 05 a 30 de Março (2f, 4f e 6f de 8h as 12h)

Valor de 950,00 (a vista) ou 1100,00 (parcelados em 11x 100,00)
Inscrições ou informações: rodrigosper@yahoo.com.br ou 21992023760 (Whatsapp)

http://www.fisart.com.br/2018/01/curso-de-rpg-em-marco-de-2018.html

Thiago Ghiggino (@thiago_ghiggino)

Quais critérios devo utilizar para liberar meu atleta para o retorno ao esporte?
Segundo Dingenen et al. (2017), o “final” da reabilitação e consequente liberação do atleta é dado após avaliação da função do joelho e tempo de lesão do LCA, pois segundo eles, não há um critério padrão-ouro para esta tomada de decisão clínica.

No entanto, muitos autores colocam o dinamômetro isocinético como um bom teste para critério de retorno, assim como o Hop-Test, que apresenta correlação com o dinamômetro isocinético (Neto et al. (2017). D’Alessandro et al (2005) verificaram uma associação significativa apenas na velocidade de 60°/s em duas comparações: torque máximo com distância saltada e trabalho com distância saltada.

Vamos aos fatos! Atletas jovens que apresentaram assimetria de força entre quadríceps (≥15%, Segundo Ithurburn et al, 2015) e isquiossurais (LSI <85%, segundo Abourezk et al (2017)) após reconstrução do LCA demonstraram perda da função do joelho ao longo do primeiro ano de retorno ao esporte (Ithurburn et al., 2017). Segundo Schilaty et al. (2017), sexo e idade interagem para indicar o aumento de chance para a segunda lesão: mulheres com menos de 25 anos e homens entre 26 e 45 anos foram mais envolvidos). Avaliar para prevenir!

#PHAST #Fisioterapia #esportes #atletas #prevençãodelesão #PhysicalTherapy #App #fisioterapiaesportiva #riscodelesão #avaliaçãofísica #lesãonoesporte #Injuryrisk #Sportsinjury #Sportsphysiotherapy #fisioterapiaesportiva

Thiago Ghiggino (@thiago_ghiggino)

1) Você consegue tocar os dedos do seu pé sem dobrar os joelhos ? 2) Se você não consegue tocar os dedos do seu pé, sua coluna lombar começa a doer ou a “puxar” na hora de se esticar ? 3) Você consegue tocar seu joelho quando se dobra lateralmente (flexão lateral) ? 4) Você consegue tocar seu queixo contra seu peito ? 5) Você consegue virar sua cabeça 90º de cada lado? (Deve ser igual em ambos os lados) 6) Você consegue pôr a mão na coluna, tocando a escápula do lado oposto ? A vida moderna, está diminuindo a necessidade de nos movimentarmos. Temos controle remoto para TV, elevadores, e quase tudo pode ser entregue na porta de casa. Esses fatores são parcialmente responsáveis por nossa pouca mobilidade e flexibilidade. Devemos manter nossa vida o mais ativa possível, alongando-nos regularmente. Nosso esqueleto e coluna vertebral não foram feitos para se manterem imóveis por longos períodos. Da mesma maneira que escovar os dentes diariamente, é vital para a saúde bucal, fazer alongamentos é vital para a saúde dos músculos. Alongamentos podem ser feitos em pouco tempo: em média, 5 minutos / quatro vezes por semana, proporcionarão resultados que podem ser vistos em um mês. É claro que, quanto mais tempo se dedicar ao alongamento, melhores serão os resultados, mas seja paciente. Não deve haver #dor, pois este é um sinal de que as fibras dos músculos estão sendo machucadas, o que pode causar #rigidez e redução da flexibilidade. Se tiver qualquer dúvida para executar os alongamentos, consulte sempre um profissional capacitado para orientá-lo de maneira segura. #fisioterapiaespecializada #colunavertebral #fisioterapiaquiropraxica #drthiagoghigginofisiomanipulativa💪💪💪 #spinalmanipulation #manipulaçãoarticular #reabilitaçãofuncional #cuidadoscomsaúde #bemestar #qualidadedevida #chiropractic #musculoskeletalphysiotherapy #fisioterapiamanipulativaortopedica #reequilbriobiomecanicofuncionalefascial #tratamentosefazcomfisioterapeuta

Thiago Ghiggino (@thiago_ghiggino)

🔸Excelente informação de um Ensaio Clínico Aleatorizado com nota PEDro = ‪9/10‬ (duplo-cego).
.
🔹Parâmetros utilizados no estudo:
.
➖Laser AsGa de baixa potência, comprimento de onda de 904 nm e 4 diodos infravermelhos;
.
➖A dose terapêutica foi 2.52 J por ponto, totalizando 100.8J por joelho.
.
🔝Malliaropoulos N, et al. Lasers Med Sci. 2013. (doi: 10.1007/s10103-012-1219-8)
#joelhoemevidencia #menisco #laserterapia #evidenciacientifica

Thiago Ghiggino (@thiago_ghiggino)

Quando falamos em #prevenção, é impossível não pensar na #Quiropraxia. Os ajustes na coluna melhoram o funcionamento do corpo como um todo, o que ajuda a manter as defesas do organismo e equilíbrio dos nutrientes e isso tudo sem falar na melhora das articulações e funcionamento dos músculos ! A Quiropraxia oferece os cuidados do futuro !
Esqueça a mentalidade de esperar ficar doente para consultar profissionais da saúde, dê espaço ao novo hábito de cuidar do corpo o ano todo consultando diferentes profissionais para uma abordagem interdisciplinar. Assim como, alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e bons hábitos também são altamente recomendados ! Confira alguns dos principais problemas que você pode evitar se consultando regularmente com um fisioterapeuta quiropraxista: 1) Dor na coluna.  2) Dor no quadril, joelho e tornozelo. 3)Dor no ombro, cotovelo e punho. 4) Dor de cabeça. 5) Infecções de ouvido. 6) Hérnia de disco. 7) Artrose. 8) Dor ciática. Os ajustes liberam substâncias do corpo que são responsáveis por sensações boas como relaxamento e bem-estar, devolvem a função das articulações, o que torna os movimentos cotidianos muito mais suaves e confortáveis. #fisioterapiaespecializada #colunavertebral #fisioterapiaquiropraxica #drthiagoghigginofisiomanipulativa💪💪💪 #spinalmanipulation #manipulaçãoarticular #reabilitaçãofuncional #cuidadoscomsaúde #bemestar #qualidadedevida #chiropractic #musculoskeletalphysiotherapy #fisioterapiamanipulativaortopedica #reequilbriobiomecanicofuncionalefascial #tratamentosefazcomfisioterapeuta

Thiago Ghiggino (@thiago_ghiggino)

🔸O peitoral menor é responsável pela prolongação e rotação descendente da #escapula. Quando encurtado ele começa a puxar a escápula para frente e para baixo. Isso pode causar rombóides e serrátil fracos. Para liberar o peitoral podemos alongar, massagear. Um modo simples modo é utilizar uma bola de tênis e uma garrafa com cumes, onde esses ajudam a liberar a #tensão e #fascia. #selfmyofascialrelease #bodyweighttraining #drthiagoghigginofisiodesportiva #sonaferj #autoliberacaomiofascial #drthiagoghigginofisiomanipulativa💪💪💪 #crossfitmobility #liberaçãomiofascial #softtissuetherapy

Thiago Ghiggino (@thiago_ghiggino)

O termo "relaxantes musculares" é muito amplo e inclui uma ampla gama de medicamentos com diferentes indicações e mecanismos de ação. Podem ser divididos em duas categorias principais: medicamentos antiespasmódicos e anti-espasticidade. ..
Uma revisão sistemática com 30 ensaios clínicos randomizados ou randomizados duplo-cego (77% de alta qualidade; 80% com dor lombar aguda) evidenciou que os relaxantes musculares são eficazes para alívio sintomático a curto prazo em pacientes com dor lombar aguda e crônica, sendo similares na performance. ..
Os resultados mostraram evidência forte de que qualquer relaxante muscular seja mais eficaz do que o placebo para pacientes com dor lombar aguda, no quesito alívio da dor a curto prazo. No entanto, a incidência de efeitos colaterais como a sonolência, tonturas e outros foi alto. Efeitos colaterais (RR 1,50; IC 95%;1,14 a 1,98), especialmente do sistema nervoso central (RR 2,04; IC 95%; 1,23 a 3,37), foram significativamente mais prevalentes em pacientes que receberam relaxantes musculares. ..
Assim, os autores sugerem que os relaxantes musculares devem ser usados com precaução. Seu uso deve ser decidido por critério médico, pesando os prós e contras.
#dorlombar #dorlombarcronica #dor #dorcronica #fisioterapia #fisioterapeuta #fisiolove #fisiobaseadaemevidencias #fisiocomevidencia #prescriçãonadorlombar #pbe #enfermagem #postodesaude #emergencia #UBS #SUS #agentedesaude #enfermeiro #enfermeiras #enfermagem #MinistérioDaSaúde #medicamentos #relaxantesmusculares
More...