Ana Paula Pujol (@anapaulapujol) [similar]

A determinação🤓, paixão pela ciência 😍e o desejo de ajudar o próximo🙌 traduzem minha prática clínica e educacional nesses 16 anos de profissão.

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Missão cumprida em Recife🙏🏻
👉🏻Gravação da Semana do Emagrecimento Consciente (evento gratuito) com a @vanessabaadnutri 👩🏻💻e 👉🏻 Curso de Low Carb e Jejum Intermitente! Teve gente que veio de João Pessoa, Maceió, Fortaleza, Natal, gente que fez o curso pela segunda vez, gente que virou a noite trabalhando de plantão e foi direto para o curso. Parabéns! Quem aproveita e busca o conhecimento conquista verdadeiros tesouros. Gratidão pela energia maravilhosa, pelos sorrisos e abraços sinceros e pela confiança em meu trabalho. 🙏🏻☺️#devoltapracasa #sec #lowcarb #jejumintermitente

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Seu desejo de comer QUANTO quiser é maior que o seu desejo de MUDAR a maneira como lida com a comida e como se sente em relação ao seu corpo?
#nutrirconsciente #sec 👉🏻Inscrições: link na bio

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

#Repost @encontro_iapp
・・・
O Encontro de Nutrição Esportiva e Estética surgiu de uma ideia da Dra. Ana Paula Pujol em reunir amigos profissionais da área da nutrição em uma confraternização de final de ano. Porém o resultado foi tão positivo que o evento ganhou força e reconhecimento, onde várias empresas quiseram apoiar e colaborar com o evento que hoje é o maior do sul do país.
•••
Ainda não garantiu sua vaga? Entra no site do evento e compre seu ingresso com o valor de 1 lote, restam poucos dias 🍏💚#5enee2017 #nutrição #estetica #nutriçãoesportiva #nutricionista #educadoresfisicos #esteticistas #balneariocamboriu #sc #nutricaosc #nutricaosp #nutriçãoporamor #nutricaofuncional

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

#Repost @institutoapp
・・・
Entenda como funciona o projeto 🕜📋30 MIN DE PRÁTICA CLÍNICA💚🍏 •••
Confira as aulas disponíveis no link 💁🏻 www.institutoanapaulapujol.com.br/index.php/cursos/pratica-clinica.html
•••
#praticaclinica #nutricionista #nutrição #nutri #atendimentonutricionaleficiente #aulaonline #30minutos #ead #práticaclínicanutricional #nutriçãonaprática #consultoriodenutricao

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Neste sábado estarei em Recife!!! 🙏🏻☺️ Inscrições no site do @institutoapp

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Tenho uma novidade INCRÍVEL para vocês! 💜Com muito carinho eu e a nutri @vanessabaadnutri preparamos para vocês a I Semana do Emagrecimento Consciente 💚
.
Vai acontecer no dia 12 de Setembro - um evento gratuito e online para ajudar você a ter uma boa relação com a comida e conseguir emagrecer sem radicalismos, comendo o que ama e entendendo o verdadeiro sentido da Nutrição! 💜💚 .
As inscrições podem ser feitas através do link que deixamos na biografia/perfil ou através do site: www.nutrirconsciente.com.br/sec-inscricao 😉 Marca nos comentários quem não pode perder nossa semana de Emagrecimento e Nutrição!! 🥑💜

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Antes de comer pare ✋⏹️e pense 💭
➡️Você come quando tem FOME FÍSICA ou: ✔️Porque você está se sentindo ansioso(a), frustado(a), com sentimento de vazio ou angústia; ✔️Porque está entediado(a), sem fazer nada;
✔️Pelo apelo visual do prato;
✔️Por se sentir injustiçado(a) e querer recompensa;
✔️Porque os outros estão comendo;
✔️Para agradar às pessoas que tentaram te agradar com a comida;
✔️ Porque você está pagando (ex rodízio). Esses são os principais tipos de alimentação inconsciente que te afastam do seu objetivo! ✔️Para cada escolha, uma renúncia e para renunciar é fundamental que emagrecer seja REALMENTE importante para você. ✔️Enquanto você realmente não QUISER EMAGRECER você continuará comendo por por fome emocional e social.
.
.
➡️Dica: antes de comer ⏹️✋️respire profundamente 🙌🏻pelo menos 3 vezes e pense qual é o seu real objetivo. Verifique se o que você come é COERENTE com o seu objetivo e DESCARTE a possibilidade de comer quando identificar que a fome é emocional ou social.
#emagreceramente #pensemagro #nutrirconsciente #pensamentosabotadores

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Deu certo!😱 Pão Low Carb vegano!💗 Eu achei sensacional!🙏 Até minha pequena de 2 anos curtiu😄👧 Sugestão para o café da manhã - Pão Low Carb Vegano com 2 ovos, 4 morangos e 1 xícara de chá! Combinação perfeita e nutritiva que gera saciedade até o almoço!
.
.
Quer a receita? Basta se cadastrar no link 👉http://iapp_receitas_lowcarb.gr8.com e fazer o download!

Quem fizer, me conta o que achou?😄

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

🌿 Como eu amo esses temperos 💕💕Além de deliciosos, promoverem um sabor e aroma especiais ao alimento são muito ricos em nutrientes, principalmente compostos fenólicos antioxidantes!
🌿 Os componentes provedores de sabor como alcoóis, ésteres, aldeídos, terpenos, fenois, ác. orgânicos têm exibido capacidades antialérgicas, antiaterogênicas, anti-inflamatórias, antimicrobiana, antitrombótica, cardioprotetora e vasodilatadora, além de quelarem metais de transição, promover a modificação do potencial redox, bloqueio da ação de enzimas inflamatórias específicas, entre outros.
.
.
🌿 Que tal substituir definitivamente os temperos industrializados por temperos naturais (frescos ou secos)?
🌿 Anota aí a receita de sal verde: • Sal Verde
Ingredientes
✔️5 dentes de alho macerados ✔️½ maço pequeno de cebolinha (equivalente a 1 xícara de chá)
✔️½ de salsinha (equivalente a 1 xicara de chá)
✔️ ½ de maço pequeno de manjericão (equivalente a 1 xícara de chá)
✔️ ½ maço pequeno de coentro (equivalente a 1 xícara de chá)
✔️ ½ xícara ou 20g de orégano ✔️ ½ maço pequeno de tomilho (equivalente a 1 xícara de chá)
✔️ 50 ml azeite (¼ xícara de chá)
✔️ 2 xícara de sal marinho ou sal do himalaia (300g)

Modo de preparo.
Macere os dentes de alho com ajuda de um pilão ou amasse-os com faca, deixando-os descansar um pouco.
Higienize as ervas frescas com água corrente leve todos os ingredientes para o liquidificador e bata até atingir uma consistência homogenia. Coloque a pasta de sal verde em um vidro com tampa e conserve em geladeira. A validade é 60 dias.
#semglutamato #natural #salverde #nutritivo #fácildepreparar 📚Referência: DEL RÉ, P. V.; JORGE, N. Especiarias como antioxidantes naturais: aplicações em alimentos e implicação na saúde. Revista Brasileira de Plantas Medicinais, p. 389-399, 2012.

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

✔️A lactose é um carboidrato (açúcar) que está presente no leite e alguns derivados.
✔️Ela é constituída a partir da glicose mais galactose (duas moléculas de açúcar unidas). No nosso organismo, ela precisa ser quebrada para ser absorvida e esta quebra é feita por uma enzima chamada lactase. ✔️Algumas pessoas são intolerantes à lactose. Isso significa que podem apresentar uma deficiência parcial ou total dessa enzima impedindo o organismo de digerir esse carboidrato. ✔️Quando a lactose é consumida por essas pessoas, ela chega intacta ao intestino, onde sofrerá ação de bactérias provocando desconfortos, diarreia, gases, dores abdominais e náuseas.
✔️Então, para intolerantes à lactose alimentos sem lactose são indicados. .
✔️Mas e para quem não é intolerante à lactose? Muitas pessoas acreditam que é melhor consumir lácteos sem lactose e que estes produtos têm menos carboidratos.
✔️O fato é que estes produtos possuem o açúcar do leite (lactose), mas na sua forma já degradada (quebrada em galactose e glicose).
✔️Um alimento sem lactose portanto, não significa que tem menos carboidrato, mas é simplesmente um carboidrato modificado, já quebrado. ✔️Por isso, alimentos sem lactose possuem maior resposta glicêmica ( e por isso são mais doces) do que com lactose, porque o açúcar chega mais rápido na corrente sanguínea, promovendo também maior resposta insulínica.
✔️Outro motivo para consumir lácteos com lactose é que a adição de lactose à dieta demonstrou aumentar significativamente a contagem de bifidobactérias e bactérias do ácido lático, diminuir a de Bacteroides /clostridia e aumentar a concentração de ácidos graxos de cadeia curta total. ✔️A lactose pode ser considerada um tipo de MAC (Carboidrato Acessível à Microbiota), podendo trazer benefícios à microbiota intestinal.
.
. ✔️Resumindo: se não tiver intolerância à lactose não haverá benefício adicional em consumir produtos sem lactose!
Referências no primeiro comentário 👇🏻

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Bom dia!🌞 Você já se perguntou qual o seu propósito de alma?💭💗 .
.
Você pode ter propósitos de alma em vários segmentos da sua vida. .
.
No universo eu acredito que os principais propósitos da alma humana são: amar, evoluir e servir. 💗🙌🙏✨ .
.
✨ Amar incondicionalmente todas as formas de vida.
✨ Evoluir como ser humano, saindo daqui muito melhor do que chegamos.
✨ Servir com os dons e talentos que trouxemos ou desenvolvemos, como seres humanos únicos e especiais neste planeta .
.
.
.
✨💗 🍓 Como nutricionista, acredito que o meu propósito de alma é ajudar as pessoas a terem mais qualidade de vida e uma relação confortável, saudável e prazerosa com o que faremos no mínimo 76.650 vezes ao longo de 70 anos: comer! .
.
✨ E nesse propósito eu busco constantemente aprimoramento técnico e  o autoconhecimento,  essencial para compreender e motivar pessoas!
.
. ✨ E você, já refletiu sobre o seu propósito de alma?
Sente pulsar o seu coração de gratidão enquanto trabalha? Acredita que por meio do seu trabalho torna as pessoas e o mundo melhores? As suas escolhas e atitudes são coerentes com a sua essência?
✨ Você está aí porque o seu coração está te levando ou porque tem medo de fazer diferente? Ou talvez esteja aí por ego, medo, raiva, obstinação? .
.
Medite, fique em silêncio, se precisar se afaste para um momento de introspecção. Eu acredito que o acesso ao propósito da sua alma surge somente através da voz que pulsa coração, e ela só aparece no silêncio.💗✨🙌 .
.
Um lindo dia ✨🌞

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Recentemente alimentos fermentados como chucrute, kimchi (típico da culinária coreana), kefir, iogurte, leite fermentado, queijos fermentados, kombucha e missô ganharam popularidade pelo seu potencial na promoção de saúde. .
Durante a fermentação, a atividade enzimática do material cru e a atividade metabólica dos micro-organismos podem alterar as propriedades nutritivas e bioativas da matriz do alimento gerando benefícios para a saúde humana. Por exemplo, a fermentação de alimentos lácteos tem efeitos anti-hipertensivos, antitrombóticos, sacietogênicos, opióides, imunomoduladores, osteogênicos e antioxidantes. .
Além, dos produtos lácteos como iogurte e kefir, a fermentação de plantas e vegetais também tem sido investigada, pela conversão dos seus compostos fenólicos, como flavonoides em metabólitos biologicamente ativos, os quais ativam Nrf2, induzindo a expressão de enzimas antioxidantes e desintoxicantes que promovem a proteção contra danos oxidativos e químicos. .
Além disso, o consumo de alimentos fermentados pode contribuir para a síntese de vitaminas do complexo B (folato, riboflavina e vitamina B12) a partir de certas bactérias de plantas e produtos lácteos. Aminoácidos e derivados de neurotransmissores (ácido γ-aminobutírico) e funções imunomoduladoras também são sintetizadas durante a fermentação. .
Algumas proteínas secretadas e exopolissacarídeos produzidos durante a fermentação atuam como antioxidantes, prevenindo aderência de patógenos na mucosa intestinal, estimulando o sistema imunológico ou promovendo ação hipocolesterolêmica. Alguns polissacarídeos também agem como prebióticos, sofrendo fermentação pela microbiota intestinal e produzindo ácidos graxos de cadeia curta. .
Os produtos fermentados adicionalmente são um meio de neutralizar a dieta e o estilo de vida higiênicos e sanitizados, típicas do ocidente. .
Referência: MARCO, Maria L et al. Health benefits of fermented foods: microbiota and beyond. Current Opinion In Biotechnology, [s.l.], v. 44, p.94-102, abr. 2017.

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Lindos depoimentos de participantes do curso de Estratégia Low Carb neste sábado em Brasília! Muita gratidão pela troca de conhecimentos e pela energia maravilhosa que senti ☺️🙌🏻🙏🏻🌷
.
.

Próximo destino: Recife dia 19 de agosto! ✈️

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

✔️Apesar do grande número de pesquisas relacionadas à microbiota intestinal, diversas perguntas ainda não foram respondidas pela ciência. Entretanto, já dispomos de algumas estratégias que norteiam a prescrição dietoterápica para uma microbiota mais saudável com o objetivo de promover saúde e reduzir o risco de obesidade, doenças cardiovasculares, esteatose hepática, diabetes, inflamação e disfunção no sistema imune.
.
.
1. Consumo de fibras: no mínimo 40g de fibras a cada 1000 kcal. Fontes: legumes e verduras (preferencialmente cruas), frutas, sementes e grãos integrais e preferencialmente inteiros (não processados ou moídos). .
.
2. Prebióticos ou MACs (Carboidratos Acessíveis à Microbiota): interagem com o crescimento e saúde da microbiota intestinal. Fontes: alimentos como raiz de chicória, alcachofra, cebola, alho, alho-poró, aspargos, espinafre, banana, banana verde e aveia. Suplementos como: Polidextrose, Amido resistente do milho (Zyam®️), Psyllium, Dextrina do trigo, Goma acácia purificada (Fibergrum®️), FOS e Inulina. .
.
3. Probióticos: são as bactérias encontradas nos produtos fermentados ou suplementos alimentares.  Fontes: iogurtes probióticos, missô, tempeh, kombuchá e kefir.
.
4. Polifenois: promovem um efeito prebiótico, modificam a composição microbiana inibindo bactérias patogênicas e alteram a relação Bacteroides / Firmicutes. Os micro-organismos estressados pela exposição aos polifenois reforçam as proteínas relacionadas aos mecanismos defensivos, que protegem as células. A biodisponibilidade e os efeitos dos polifenois dependem muito da sua transformação por componentes da microbiota intestinal. Fontes: frutas, legumes, cacau, cereais, chás, vinho e café. .
.
.
5. Evitar o EXCESSO de: carne vermelha, leite, produtos lácteos, glúten, gordura saturadas, adoçantes artificiais, frituras, aditivos alimentares e fontes de AGEs (produtos de glicação avançada) como por exemplo manteiga, linguiça, bacon, nuggets de frango e parmesão.
.
6. Outros importantes fatores de estilo de vida: exercício físico, sono de qualidade e modulação do estresse, evitar o uso indiscriminado de medicamentos.
.
Consuma muita água! 30 a 40 ml por kg de peso corporal/dia

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Confira a programação do @encontro_iapp dias 24 e 25 de novembro em Balneário Camboriú,SC. ☺️

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

✨Quando chega o momento de uma mudança em sua vida, o Universo tornará tudo tão desconfortável que você não terá escolha senão deixar ir. Quando você não está em paz e em harmonia com uma situação, não fique negando para você mesmo a realidade, tentando fazê-la funcionar.⠀

✨O Universo tem planos melhores para você! Confie no processo e faça a sua parte alinhando-se com o que você deseja. Não tenha medo das incertezas que o desapego pode trazer para você. É no movimento fluídico da vida que as oportunidades acontecem.⠀

✨Somente daremos espaço para o novo chegar se nos desapegarmos do velho. E isso significa não somente se desapegar de um trabalho, uma pessoa ou uma situação que te faça mal. Significa, principalmente, desapegar de padrões repetitivos que você cria para atrair esse tipo de energia.⠀

✨Podemos trocar de emprego, de amor, de cidade, mas até que não nos transformemos iremos atrair o mesmo tipo de circunstâncias para nossa vida. Por isso, o primeiro passo para o desapego é interno. Desapegue-se da necessidade de controlar, desapegue-se de mágoas, de crenças limitantes, de hábitos que você sabe que não te fazem bem. Faça uma faxina interna, deixe ir tudo o que não te serve mais e foque no que faça seu coração vibrar.⠀

✨Quando você prepara sua mente para essa visão aberta, uma infinidade de possibilidades se abrem diante de você. Desapego é respeitar a nossa essência, é paz, liberdade, amor e plenitude. É seguir adiante e crescer. Desapego é deixar ir com gratidão, é fazer as pazes com o passado e entender que tudo o que passou foram oportunidades que o Universo te proporcionou para conhecer melhor sobre você mesmo e te transformar no que é hoje. ⠀
✨ph: @georgiarosehardy 🙏

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

✅ As meta-análises de ensaios aleatórios controlados, mostram que os probióticos ajudam a prevenir as infecções do trato respiratório superior , infecções do trato urinário , a alergia , o risco de doença cardiovascular, entre outros benefícios.
.
. ✅ Uma dedução comum é que os probióticos influenciam a comunidade de micróbios intestinais, levando a um aumento na diversidade de espécies bacterianas no ecossistema intestinal.
.
.
✅ Mas essa teoria não parece ser verdade, de acordo com uma revisão sistemática publicada na Genome Medicine . Os autores da revisão analisaram sete estudos e NÃO encontraram evidências de que os PROBIÓTICOS tenham a capacidade de MUDAR a COMPOSIÇÃO da microbiota. .
.
✅ Inicialmente, quando os probióticos foram estudados, esperava-se ver uma colonização permanente das bactérias ingeridas. Mas, este estudo mostrou que os probióticos testados até o momento não resultam em mudanças globais da estrutura da comunidade bacteriana em indivíduos saudáveis. .
.
✅ Mas, mesmo que não colonizem a microbiota intestinal, os efeitos clínicos dos probióticos são claramente demonstrados, e provavelmente alguns são mediados pelas mudanças do microbioma. .
.
. ✅ Apesar do consumo de probióticos provavelmente NÃO promover a mudança da COMPOSIÇÃO da microbiota intestinal, eles podem atuar através da mudança da FUNÇÃO das bactérias residentes. .
.
✅ Eles podem interagir com as células imunes do hospedeiro, inibir patógenos oportunistas, bem como promover a estabilidade da microbiota. .
.
✅ Portanto, o fato de que eles não alteram a composição da microbiota fecal não significa que não impactam positivamente a saúde do hospedeiro. .
.
📚 Referência 👇
Kristensen NB, Bryrup T, Allin KH, Nielsen T, Hansen TH, Pedersen O. Alterations in fecal microbiota composition by probiotic supplementation in healthy adults: a systematic review of randomized controlled trials. Genome Medicine 2016; 8:52. doi: 10.1186/s13073-016-0300-5

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Confira a agenda de cursos!🤗
🍓Informações e inscrições no site do @institutoapp 👉🏻www.institutoanapaulapujol.com.br

Ana Paula Pujol (@anapaulapujol)

Obrigada colegas de Florianópolis e região pela participação no curso! Sempre bom ministrar cursos, reencontrar amigos, fazer novos e receber abraços afetuosos! Obrigada por separar um sábado inteiro para me ouvir! Gratidão pela confiança em meu trabalho! Espero que tenha inspirado ainda mais a busca pelo conhecimento nesta ciência tão linda, transitória e flexível! Afinal, tudo "depende", não é verdade?
Carinhoso abraço 🤗!
More...